terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cresce no Orkut campanha pelo voto nulo ou branco

Você já votou em branco ou anulou seu voto em alguma eleição?
Sem medo de esconder o que sente pela política local, a eleitora Ana Gomes pensa em anular o seu voto como forma de protestar pelas promessas não cumpridas pelos candidatos acreanos, entre elas, Ana citou a geração de emprego e renda.

- Todo ano quando chega esse período todo mundo promete emprego e renda e nunca isso sai do papel – disse a eleitora.

Moradora da rodovia AC 40 e eleitora de Rio Branco, a atitude de Ana reflete o sentimento de mais de 21,5 mil eleitores acreanos que em 2006, anularam ou votaram em branco para governador, deputado estadual e federal. Nesta última faixa, o desinteresse aumentou de 13 para 16% na última eleição.
Apesar de não ser possível xingar ou “desabafar” através da urna eletrônica, muitas pessoas continuam anulando o voto como uma ferramenta de protesto. Segundo dados do TSE, cerca de 13 milhões de eleitores brasileiros votaram nulo e outros 7 milhões votaram em branco no primeiro turno das eleições majoritárias de 2006.

A campanha para ampliar esse quadro está a todo vapor na rede mundial de computadores, através do Orkut, mais de 700 comunidades fazem uma eleição paralela pelo voto branco ou nulo. 7 mil deles [usuários] se reúnem no grupo chamado “Voto Nulo - Revolução Silenciosa”, convidando os eleitores a praticar o “exercício da cidadania” através do voto nulo.

Para candidatos que vem defendendo o voto ético, nessas eleições, como Chicão Brígido (PTB), que distribui uma cartilha ao eleitor fazendo uma reflexão sobre a compra de votos, “os números chamam atenção para a necessidade de uma reforma política, mas principalmente, para os eleitores votarem com maior consciência nessas eleições”, disse Brígido.

- Acredito que quanto mais limpa e transparente for uma eleição, melhores políticos serão eleitos para representar o povo acreano – comentou o candidato.

Mesmo com tanta torcida, os votos inválidos não são capazes de anular uma eleição. A Constituição Federal determina que a eleição é decidida a favor do candidato que obtiver 50% mais um dos votos válidos, o que significa que os votos brancos e nulos são considerados inválidos e, portanto, descartados
.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas
Js.carioca@hotmail.com

Os votos nulos são descartados para eleger os candidatos mas serve estatísticamente para medir o índice de rejeição do eleitorado, e isso tem muito valor para um voto de protesto.

Faça Revolução silenciosa conscientize no mínimo 3 pessoas por dia sobre a importância de mobilização popular contra o sistema político corrupto.Tenho certeza que boas mudanças virão.

Nenhum comentário: